Pier Mauá ganha prêmio por iluminação de guindastes

Os guindastes datados de 1968, recém-restaurados pelo Pier Mauá e inaugurados em abril deste ano com projeto de iluminação assinado pela designer Monica Luz Lobo, acabam de conquistar uma premiação de âmbito global, da revista Mondo Arc, uma das publicações de design de iluminação mais lidas e respeitadas no mundo.

“Nós recebemos o Prêmio Darc Awards 2017 na categoria Structures Low Budget e também o Prêmio Darc of Darcs, ou Winner of the Year como o projeto mais votado em todas as categorias pelo projeto de iluminação dos guindastes do Pier Mauá. Isto representa um reconhecimento internacional do nosso trabalho e também a força que a iluminação pode ter quando interfere em equipamentos públicos de forma consciente trazendo significado, contribuindo para a renovação do espaço público”, comemora Mônica.

A ideia e o conceito do belíssimo projeto de iluminação foi de revelar a estrutura e sua imponência de escala com iluminação branco quente, conferindo ainda alma e vida por meio da iluminação com troca de cor na cabine e haste de carga.

“Desde pequena sempre achei que os guindastes remetem a animais, e essa ideia, que é até um pouco infantil, trouxe a inspiração para o conceito. Esses personagens de peças de metal são bem conhecidos pelos cariocas e, certamente, todas as crianças que colocaram olhos em um deles, relataram sua forma e tamanho com cartoons como dinossauros ou alguma outra criatura de sua imaginação. Portanto, a intenção da iluminação é dar vida a essas grandes estruturas metálicas, de forma que as pessoas possam voltar para a infância e, assim, dar asas à imaginação”, explica Mônica.

Fonte: Jornal de Turismo

Foto de capa: Divulgação / Jornal de Turismo