Rio quer “banco de diárias” para incentivar captação de eventos

 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o secretário de Turismo, Otavio Leite, e representantes de entidades do Turismo assinaram uma carta de intenções com uma série de medidas para alavancar o segmento, impactando diretamente na economia do Estado. A “Carta de Copacabana” resulta em um conjunto de ações que têm como objetivo principal atrair mais turistas de lazer e negócios.

Uma das ideias é a criação de um banco de diárias para a captação de eventos no Rio. Esta seria uma das estratégias para captar eventos, congressos, feiras, jornadas científicas e simpósios, “proporcionando descontos em hospedagem, bares e restaurantes, tornando mais atrativa e barata a estada no Rio de Janeiro” para os participantes de eventos. Ou seja, cada hotel reservaria uma parte da ocupação para incentivar a captação de eventos.

“O Estado vai fazer um esforço fiscal, ao mesmo tempo a hotelaria vai oferecer espaços ociosos de seus aposentos para criar um banco de diárias, a fim de que ele sirva de um instrumento importante na captação de eventos” explicou Otavio Leite.

STOPOVER COM TAP E EMIRATES

“Estamos empenhados em fazer do Turismo algo impressionante para o Rio e para o Brasil. O stopover, por exemplo, é uma modalidade importante, com a participação do trade hoteleiro, turístico. Estamos trabalhando isso com a Tap e agora com a Emirates. Acredito que o Rio de Janeiro consiga, até o final de 2022, estar com o dobro de turistas. Hoje, recebemos 1,5 milhão de turistas estrangeiros, mas nós estaremos chegando a três milhões até o final de 2022”, garantiu o governador.

Dentre os tópicos da pauta, o secretário Otavio Leite destacou também que está em processo de conclusão a redução do ICMS sobre o querosene da aviação (QAV). O Rio de Janeiro conquistou o direito de baixar a alíquota de 12% para 7%.

Outro ponto da reunião foi a conquista para autorização da promoção turística, considerando utilidade pública “a publicidade que tiver por objetivo a divulgação de política pública de fomento, desenvolvimento e promoção do turismo do Estado do Rio de Janeiro”. Segundo Otavio Leite, o Estado investirá em campanhas de divulgação em países do Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai), América Latina e cidades importantes do mundo.

SEGURANÇA

O secretário e o governador também disseram que houve avanços da Segurança Pública com a redução dos índices de criminalidade.

“Essas medidas conjugadas com uma campanha de promoção, hão de fazer com que o Rio de Janeiro possa receber mais turistas nacionais e internacionais. Portanto, a reunião se prestou a delinear o escopo dessas inciativas e ao mesmo tempo amarrar o engajamento de todos do trade”, finalizou o secretário.

Estiveram presentes no encontro os secretários de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, e de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, além dos dirigentes das principais entidades deTturismo do Estado do Rio: Alfredo Lopes, da ABIH-RJ; Sônia Chami, do Rio Convention & Visitors Bureau; Fatima Faccuri, representando a regional Abeoc-RJ; Cristina Fritsch, da Abav-RJ, e Pedro Guimarães, da Apresenta Rio.

 

Fonte: Panrotas
Foto: Divulgação