Trade carioca comemora números da festa de Momo

Os brasileiros dominaram o Carnaval carioca, é o que mostra a estimativa da ABIH-RJ. Segundo levantamento, 75% do público da folia era proveniente do mercado nacional, especialmente os vizinhos da região sudeste – paulistas e mineiros. Entre os estrangeiros, os argentinos eram maioria, seguidos pelos chilenos, com forte presença também de americanos e franceses.
A ocupação hoteleira superou as expectativas. A média geral da cidade ficou em 87%, com alguns bairros bem acima desse resultado, como foi o caso do Flamengo e de Botafogo, que atingiram ocupação de 98%, e Ipanema e Leblon, com 91%. Na sequência vêm Copacabana/Leme (89%), Barra/São Conrado (85%) e Centro(84%).
O recorde dos resultados alcançados desde 2013 foi comemorado pelo trade turístico carioca, que, no segundo semestre do ano passado, rodou os principais destinos emissores com a campanha bem-sucedida #vemprorio, em parceria com a Riotur.
A união de esforços, com grande apoio da Riotur, Setur, representantes dos blocos e demais entidades, permitiu que a hotelaria realizasse um Carnaval memorável. ABIH-RJ e SindHotéis Rio organizaram o concurso que elegeu, mais uma vez, a Musa do Carnaval da Barra, título que este ano foi para a modelo e atriz Karla Moreno, da Banda Amigos da Barra.
Também foi relevada a melhor caipirinha nos hotéis e quem levou o troféu pra casa foi o hotel Ibis Centro. Em peso, os hotéis associados reforçaram a tradição das feijoadas Carnavalescas como opção de programação indoor e, principalmente, conquistando o interesse do público e o prestígio da imprensa.
A folia também incrementou a procura pelos destinos do interior do Estado, que registram média de 82% de reservas nos hotéis. Na liderança do interior, Paraty teve 98% dos quartos reservados. Búzios 92,5%, seguido por Cabo Frio, com 85% de quartos vendidos para a data.  Em 2017, a ocupação foi de 81% no interior.
Fonte: ABIHRJ
Foto: Fernando Maia/Flickr Riotur