Rio conquista selo de destino seguro da Rio de Janeiro ganha selo de Destino Seguro da Word Travel & Tourism Council
Chamado de “Safe Travels”, o selo busca certificar destinos turísticos responsáveis quanto a protocolos de prevenção à covid-19
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, anuncia que a cidade do Rio de Janeiro conquistou o selo de segurança “Safe Travels”, concedido pelo World Travel & Tourismo Council (WTTC) para destinos que cumprem os protocolos de biosegurança e garantem a realização de atividades turísticas com responsabilidade. O lançamento do selo, que conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), foi feito para incentivar a retomada do turismo e garantir a saúde e segurança dos viajantes ao redor do mundo.
De acordo com a presidente e CEO do WTTC, Gloria Guevara Manzo, o selo é concedido a destinos mundialmente famosos que implantaram protocolos de biossegurança contra a covid-19. “São destinos populares globalmente e que merecem receber o selo devido à implementação dos protocolos. Pela primeira vez, o setor privado se uniu para restabelecer a confiança dos turistas”, afirmou a CEO.
O “Safe Travels” tem o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 empresas do setor ao redor do mundo. A certificação tem como parâmetro as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
“As Regras de Ouro da Prefeitura possibilitaram que o Rio fosse uma das primeiras cidades do mundo a reabrir as portas para o turismo. Buscamos unir o tradee conscientizar os turistas e os cariocas para que a pandemia fosse tratada com seriedade, mas não como um empecilho para a realização das atividades do nosso principal setor. Desde o início quisemos reaquecer a economia, salvar os empregos, porém sem arriscar a vida dos visitantes e também de cada trabalhador”, comentou a secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa.
Sobre WTTC
O World Travel & Tourismo Council (WTTC) tem a missão de potencializar o crescimento sustentável e inclusivo do setor de viagens e turismo por meio de parcerias com destinos, comunidades, governos e outros interessados em impulsionar o desenvolvimento econômico, criar empregos, reduzir a pobreza e estimular a segurança e compreensão ao redor do mundo.
Relembre as Regras de Ouro
A flexibilização da quarentena para retomar as atividades turísticas no Rio só foi possível graças a 10 instruções simples, porém importantíssimas, chamadas de Regras de Ouro. Alinhadas com as recomendações da OMS, elas são o modelo que guia a reabertura de atrativos turísticos, lojas, restaurantes, bares, centros culturais, igrejas e academias.
Higienização
A primeira regra manda higienizar as mãos com água e sabão antes e depois de qualquer atividade. Se possível, utilizar também o álcool em gel 70%
Álcool em gel
As áreas de circulação, como lojas e banheiros, devem disponibilizar álcool em gel 70%, sabão líquido, papel toalha descartável e lixeira com tampa, mas sem acionamento manual.
Máscara
O uso da máscara de proteção é obrigatório em áreas comuns, só podendo ser removida para alimentação.
Distanciamento
Elevadores devem ser evitados e o distanciamento de dois ou quatro metros quadrados deve ser respeitado.
Ambiente arejado
Janelas e portas devem permanecer abertas para manter o ambiente arejado. Caso haja ar-condicionado, o filtro deve ser limpo diariamente.
EPIs
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas de borracha e toucas devem ser fornecidas a equipes de limpeza e demais funcionários, de acordo com a atividade exercida.
Etiqueta respiratória
A proteção do nariz e da boca com um lenço de papel descartável ou com o próprio braço deve ser incentivada para que vire algo cotidiano para o povo.
Encaminhamento médico
Caso algum funcionário ou colaborador apresente sintomas da covid-19, deverá ser encaminhado à assistência médica imediatamente.
Limpeza do ambiente
A chamada limpeza concorrente, que é feita durante o funcionamento do estabelecimento, deve ser realizada a cada três horas. Enquanto a limpeza terminal deve ser feita após o fim de cada expediente. Deve-se manter atenção à necessidade de limpeza imediata, que é quando algum produto entorna ou suja o local.
Conscientização
Os materiais educativos, como placas, informativos, o telefone da Central 1746 e as próprias Regras de Ouro devem ser divulgados em pontos estratégicos para que o máximo de pessoas possa vê-los.
Fonte: Jornal de Turismo