Rio de Janeiro tem ocupação de 85% para o feriadão de Finados
A rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 85,66% dos quartos reservados, considerando três diárias (de 30 de outubro a 2 de novembro). Em 2020 a taxa média para esse feriado foi de 50%. Entre as regiões mais procuradas estão: Centro (93,31%), Flamengo/Botafogo (92,02%), Ipanema/Leblon (84,82%), Leme/Copacabana (83,34%) e Barra da Tijuca/São Conrado (82,26%).
Além do feriado, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) acontecem desta sexta-feira (29) até 5 de novembro de 2021 e representam quase 9 mil quartos reservados na cidade, com impacto positivo para todos os bairros da cidade.
“Mesmo com o mau tempo e o clima mais recluso deste feriado, os números são considerados positivos na maioria dos municípios. A ocupação já vem numa crescente desde os feriados de setembro e outubro. Com a ampliação da vacinação, a retomada do setor se fortalece e já se reflete nas reservas. Temos notado também um movimento de reservas compradas no auge da pandemia e que estão sendo utilizadas nestes fins de semana prolongados”, explica Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Hotéis Rio e conselheiro da ABIH-RJ.
No interior, até o momento, a rede hoteleira no interior do estado registra uma média de 65% dos quartos reservados. A Região dos Lagos lidera entre as mais procuradas pelos visitantes. Na dianteira estão Macaé (85%), Cabo Frio (80%) e Armação dos Búzios (78%). Entre os destinos de montanha Itatiaia/ Penedo (78%) e Petrópolis (74%) estão entre os mais procurados.
Na sequência vêm os municípios de Paraty (70%), Teresópolis (66%), Valença/ Conservatória (65%), Miguel Pereira (50%), Nova Friburgo (35%) e Angra dos Reis (31%).
“Apesar das condições climáticas não estarem favoráveis, os destinos praia atraíram a atenção dos visitantes neste feriado. A tendência é que, com a proximidade do verão, as cidades do litoral comecem a receber cada vez mais visitantes. Com o alto patamar de vacinação, na grande maioria dos municípios do Estado, as restrições sanitárias estão sendo reduzidas e o desejo de viajar vai aumentando progressivamente”, disse Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.
Fonte: Mercado&Eventos
Foto de capa: Unsplash