JetSMART aposta no voo do Rio de Janeiro a Montevidéu para ampliar fluxo ao Uruguai: veja fotos

RIO DE JANEIRO – No último dia 28 de março teve início a rota da JetSMART que liga o Rio de Janeiro a Montevidéu. Em apenas 2h30 de voo, os brasileiros conseguem chegar à capital uruguaia. “Essa é uma rota que opera entre 2 países nos quais não temos base, o que é novidade. A rota segue com números conforme o esperado”, avalia a gerente Comercial de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Regional, Verónica Marambio.

À convite da JetSMART, o M&E viajou até Montevidéu para conferir o novo voo e as belezas e atrativos do país vizinho. De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), em 2019, período pré-pandemia, o Brasil recebeu 364 mil turistas uruguaios, número que caiu pela metade em 2022: 180 mil uruguaios. No caminho inverso, 383 mil turistas brasileiros visitaram o Uruguai apenas no último ano.

Atrativos

Quem não conhece Montevidéu certamente vai se encantar com a cidade. Um certo ar europeu embala os dias por lá. A limpeza das ruas também chama a atenção, assim como a receptividade dos moradores locais. Seu roteiro precisa incluir os tradicionais pontos turísticos. A capital, que em 2024 completará 300 anos de sua fundação, consegue reunir beleza e história. Na Plaza da Independência, um dos grandes cartões-postais, há um mausoléu do herói nacional General José Artigas. Por ali é comum encontrar grupos de turistas registrando o momento e dando início ao passeio pela chamada Cidade Velha.

Ao atravessar a rua, vemos parte da muralha que marca a antiga entrada de Montevidéu. O local rende boas fotos, então aproveite. Ainda caminhando você passará pelo Teatro Solís (nome que homenageia o navegador que descobriu o Rio da Prata), que oferece visitas guiadas e espetáculos imperdíveis. A inauguração oficial foi em 25 de agosto de 1856, na presença do presidente Gabriel Antonio Pereira, com a apresentação da ópera “Ernani” de Verdi.

Siga até a Praça Matriz, entre a rua de pedestres Peatonal Sarandí e a Rua Juan Carlos Gómez. A Igreja Matriz, El Cabildo e outros edifícios históricos se encontram em volta de seu chafariz, um dos monumentos mais belos da cidade.

Gastronomia
De lá, chega a vez de conhecer o Mercado do Porto, que funciona em um edifício histórico de 1868, onde diversos restaurantes estão concentrados. Claro que o churrasco é o prato predominante, mas existem outras opções. Os espetáculos culturais e o artesanato também são protagonistas no local. Muitos aproveitam para comprar as lembrancinhas de viagem.

Quanto ao quesito culinária, você deve provar os chivitos (trata-se de um prato típico do Uruguai, um sanduíche de carne e outros ingredientes, geralmente coberto com molho de maionese e servido com batatas fritas) do restaurante Facal, que fica localizado na Av. 18 de Julio, a principal avenida da cidade. De sobremesa escolha o sorvete de doce de leite (o melhor sorvete que eu já provei na vida!). Aproveite para tirar uma foto com a escultura de Carlos Gardel, localizada bem à frente da entrada do restaurante.

O Mercado Ferrando, com mais de 2000 metros quadrados, imerso em uma antiga fábrica do século XIX, também reúne diversos empreendimentos com uma enorme diversidade de sabores.

Curte bons cortes de carne? Então vá ao El Puesto e aproveite cada garfada do prato escolhido.

Praias
Por um extenso trajeto, desde o bairro Capurro até Carrasco, estende-se a Rambla de Montevidéu, orla às margens do Rio da Prata. Aproveite para caminhar e apreciar a vista! Vale lembrar que nessa época do ano o clima é bem fresquinho durante o dia e eu diria geladinho durante à noite.

As praias de Montevidéu se caracterizam pelas areias finas e brancas e as águas calmas do Rio da Prata, assim como pela sua segurança. Para quem curte praias, aqui vão as dicas. Partindo do porto no sentido Leste estão as praias mais urbanas: Ramírez, Pocitos, Buceo, Malvín e Carrasco. Já para o Oeste, existem outras praias mais desertas como a Colorada, Punta Espinillo, Punta Yeguas, Zabala e Santa Catarina.

Tango e vinho
À noite, além das inúmeras opções gastronômicas, os espetáculos de tango também se espalham pela cidade. Se você curte esse tipo de música e dança, então não perca a oportunidade de presenciar um show ao vivo.

Por fim, aproveite seus dias em Montevidéu para beber os deliciosos vinhos produzidos por lá. O Uruguai tem uma posição geográfica privilegiada que lhe permite ser um país de vanguarda na produção de vinhos. A casta Tannat é a mais tradicional por lá.

ARREDORES – Partindo da capital, vale visitar o município de Colônia do Sacramento – declarado patrimônio cultural pela Unesco – e também Punta del Este.

GALERIA

 

Fonte: Mercado&Eventos

Foto de capa: Freepik