Olimpíada trouxe recorde de estrangeiros ao Brasil em 2016
O número de turistas estrangeiros no Brasil bateu recorde em 2016, ano da Olimpíada e da Paralimpíada. Depois de uma queda em 2015, o ano depois da Copa, o total de visitantes subiu 4,8% no ano passado e chegou a 6,6 milhões, de acordo com o Ministério do Turismo. Com isso, foram injetados US$ 6,2 bilhões na economia, um valor 6,2% maior do que os US$ 5,8 bilhões de 2015.
O país que mais mandou pessoas para visitar o Brasil no ano passado foi a Argentina (2,1 milhões), seguido pelos Estados Unidos (580 mil). Completam a lista Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha.
Em entrevista do Jornal O Globo, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, disse que espera que o ápice do crescimento do número de visitantes por conta dos eventos ainda esteja para ocorrer neste ano e nos próximos, principalmente se acompanhado de novos investimentos do governo. Segundo ele, na Inglaterra, onde ocorreram as Olimpíadas de 2012, o crescimento do turismo registrado naquele ano foi de apenas 0,92%. Contudo, nos anos seguintes, o crescimento subiu para a média de 5% ao ano.
“Os jogos ajudam a mostrar o país ao mundo, e cabe a nós tirar proveito disso depois. Alguns falam que o ápice foi durante a Olimpíada. Para mim, o ápice é daqui para frente. Se o turismo tiver investimentos, toda a economia do Brasil ganha”, afirmou.
Fonte: Jornal de Turismo