Carlinhos Brown é o novo embaixador do Turismo Brasileiro

O cantor, compositor, multi-instrumentista e ativista social Carlinhos Brown recebeu, das mãos do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro. A entrega aconteceu em cerimônia durante a Expo Carnaval 2023, em Salvador, na última sexta-feira (24).

O artista baiano foi escolhido por se destacar pela sua relevância internacional como representante da música e da cultura brasileiras com uma história de criação e dedicação de mais de 40 anos de carreira e, também, pelo engajamento social. Para Freixo, a escolha é natural, pois Brown trabalha há muito tempo “projetando, para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor”.

“É com muita honra que a gente oficializa isso. A história de vida do Carlinhos Brown é uma história de exercício desse cargo de embaixador. Hoje, a gente apenas reconhece o que ele faz há muito tempo. O Carlinhos arrasta gente do mundo inteiro em nome da sua arte e da sua ancestralidade. O nosso futuro é ancestral. Ou seja, precisamos saber de onde nós viemos”, declarou Freixo, durante o ato de entrega do diploma, também citando a importância do novo embaixador no fomento ao afroturismo.

Questionado sobre a importância de se tornar Embaixador do Turismo Brasileiro, Carlinhos Brown explicou que a cultura brasileira é uma mistura que conta com elementos de diversas regiões da África e da Europa, e que também saiu do Brasil para outras regiões da América Latina, como Cuba, por exemplo.

Brown destacou a importância do mundo conhecer e vivenciar a história do Brasil, e dos brasileiros também conhecerem a própria origem através do turismo. “Está na hora de a gente dizer ‘venham nos conhecer’. Sobretudo na visão do afroturismo. O intercâmbio natural é do turismo, e o turismo familiar nos interessa muito. Os saberes e os sabores se evidenciam aqui, onde a gente tem uma história pan-africana preservada, na Bahia, no Maranhão, em Recife (PE) e no Rio de Janeiro”, elencou.

“A história das nossas resiliências é um exemplo importante. A história da forma como nós crescemos e estamos aqui, ainda enfrentando barreiras. Nada foi resolvido porque não é aqui que se vai resolver tudo que a humanidade deseja, mas a Bahia está na vanguarda desse desejo. A história do Brasil pertence a todos nós e precisa ser bem contada e mais que contada, vivenciada. Por isso todos são convidados a vir ao Brasil e os brasileiros conhecerem todas as suas origens no mundo”, acrescentou.

 

Fonte: Mercado&Eventos