Carnaval de rua: Riotur lança aplicativo para localizar blocos e facilitar a vida do folião

Desfile do bloco Quizomba, no Rio de Janeiro — Foto: Alexandre Vidal/Divulgação/Riotur

A Riotur vai lançar nesta quinta-feira (19) um aplicativo desenvolvido para facilitar a vida do folião carioca e dos turistas que vierem curtir o carnaval de rua na cidade maravilhosa esse ano.

O lançamento vai acontecer às 11h, no Terraço do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no Centro, quando a prefeitura vai falar sobre o funcionamento da cidade durante o carnaval.

A nova ferramenta, que estará disponível nas lojas Apple e Androide, pretende ser um aliado valioso durante a festa de Momo no Rio de Janeiro. Isso porque, o app vai trazer todas as informações dos blocos e desfiles que vão acontecer no carnaval.

Segundo Ronnie Costa, presidente da Riotur, o aplicativo será interativo e vai possibilitar a consulta de todos os blocos oficiais, por data, horário e geolocalização.

Ou seja, o folião poderá ter na palma da mão informações sobre o local de concentração, o trajeto do desfile, as ruas que vão fechar na região, o horário do próximo bloco e muito mais.

A ferramenta também poderá ajudar quem quiser tirar nota 10 no planejamento da folia e montar seu próprio roteiro com a programação dos blocos preferidos de cada dia.

Ao todo, os foliões vão poder curtir até 402 blocos, em 445 desfiles espalhados por toda cidade.

5 milhões de foliões

Oficialmente, o carnaval de rua acontece entre 21 de janeiro e 26 de fevereiro. Cerca de 5 milhões de pessoas devem curtir os blocos da cidade esse ano. Essa é a expectativa da Riotur.

Além da forte presença de público, a Riotur acredita que o carnaval de rua sozinho possa movimentar cerca de R$ 1 bilhão na economia da cidade. Para Ronnie Costa, presidente do órgão, após dois anos sem desfiles por conta da Covid-19, esse será um carnaval histórico.de material inflamável, como madeira, papel e plástico.

Fonte: G1