Encontro debate impactos e oportunidades do turismo LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro

Projeto Circuito Rio de Cores Foto: Rafael Catarcione/Riotur

 

Com o compromisso de fortalecer o Rio como um destino inclusivo para o público LGBTQIAPN+, o Visit Rio Convention Bureau organiza um encontro para discutir os impactos e as oportunidades desse segmento para o turismo carioca. O evento acontece na próxima terça-feira (30), no Fogo de Chão, em Botafogo, e marca o lançamento da quarta edição do Circuito Rio de Cores, iniciativa realizada ao longo de junho, mês do Orgulho.

Além de discutir boas práticas para impulsionar o segmento, o encontro também visa engajar seus mantenedores no projeto Circuito Rio de Cores. Em 2023, cinquenta estabelecimentos participaram da ação. A meta é aumentar esse número em 20%. A proposta é que os participantes ofereçam descontos em serviços e experiências, criem programações exclusivas, realizem talk shows e iluminem pontos emblemáticos da cidade, entre outras iniciativas.

“O Circuito Rio de Cores já está consolidado em nosso calendário, apresentando um crescimento expressivo desde a primeira edição. Nosso objetivo é expandir esse número e fomentar o debate sobre as melhores práticas, visando tornar nossa cidade cada vez mais acolhedora para esse público”, disse o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.

Para apresentar o potencial desse segmento para o turismo, o encontro contará com três painéis. O primeiro será dedicado ao debate das políticas públicas e do turismo LGBT com a participação de Carlos Tufvesson, coordenador executivo da diversidade sexual na prefeitura do Rio, e Mateus Alves, assessor de experiências e competitividade internacional da Embratur. Na sequência, um bate papo para destacar a potência do Rio para Destination Wedding LGBT, comando por Roberto Cohen. Já o painel “Visit Rio Talks” vai debater a diversidade e inclusão no meio corporativo. Participam Bruna Araujo, diretora de People Experience (Sony) e um representante do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

O Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo, segundo levantamento do Gay Travel Index 2023, e o Rio se destaca cada vez mais como um destino acolhedor para esse público.

 

Fonte: Mercado&Eventos