Governo do Rio de Janeiro alinha políticas de segurança com trade turístico

O objetivo é consolidar um trabalho conjunto entre a iniciativa privada, a prefeitura do Rio, e o governo do Estado (Divulgação)

 

O Conselho Estadual de Segurança Turística do Estado do Rio de Janeiro (Consetur) se reuniu, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para debater ações de melhoria e fortalecimento da política de segurança turística nas principais áreas da capital e nas vias de acesso ao aeroporto Internacional do Galeão. O objetivo é consolidar um trabalho conjunto entre a iniciativa privada, a prefeitura do Rio, e o governo do Estado, através das secretarias de Turismo, Governo, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil.

Nos próximos dias, a equipe do Conselho vai tentar viabilizar um pedido dos comerciantes e empresários da Lapa, que é a extensão do horário do projeto Segurança Presente, iniciativa que vem inibindo a atuação da criminalidade no bairro, muito procurado por turistas que exploram a vida noturna carioca. Outra meta é alinhar com o RIOgaleão o apoio do Batalhão de Atendimento ao Turista (BPTur) no reforço à segurança no entorno do aeroporto, em parceria com o Batalhão de Operações em Vias Expressas (BPVE).

Meta é alinhar com o RIOgaleão o apoio da Polícia Militar no reforço à segurança no entorno do aeroporto

“Esses encontros marcaram a busca de soluções de gargalos das áreas turísticas, envolvendo questões relacionadas à segurança e à ordem pública, em especial, nos locais de grande circulação e acesso aos atrativos do Rio de Janeiro. Saímos dessas reuniões mais fortes, com alguns deveres de casa, e convictos que estamos no caminho certo para consolidar o Rio de Janeiro como principal destino turístico do Brasil e um dos mais procurados do mundo”, explicou o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida.

Na reunião, foram apresentados alguns dos principais investimentos que estão sendo feitos em tecnologia e inteligência no combate à violência, como o novo sistema de alerta do 190, o sistema de monitoramento urbano com reconhecimento facial e câmeras nas vias expressas com leitura de placas de veículos, entre outros.

Patricia Alemany, delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT), sobre as questões de segurança na Lapa e seu entorno, reforçou o uso dos canais de denúncia de forma segura, a ampliação da instalação de câmeras, envolvendo os estabelecimentos comerciais, além de uma capacitação com orientações de segurança para os turistas.

Também estiveram presentes às reuniões Nilo Sérgio Felix, subsecretário de Estado de Turismo; Charbel Zaib, subsecretário de Estado de Turismo; delegado Pedro Medina, subsecretário de Polícia Civil; Tenente-Coronel da PMRJ Daniele Neder, comandante do BPTur; Tenente Coronel da PMERJ, Priscilla Azevedo; Ronaldo Medeiros, coordenador da Secretaria de Estado de Governo; Bruno Kazuhiro, subsecretário de Turismo do município do Rio de Janeiro; Julio Rocha, deputado estadual; Luiz Strauss, presidente ABAV-RJ; José Domingo Bouzon, vice-presidente do Sind Hotéis; Pedro Guimarães, presidente do Apresenta RJ; Fernando Blower, presidente do Sind Rio e Rafael Cardoso, diretor do Sind Rio.

 

Fonte: Mercado&Eventos