Prefeito assina termo de apoio à candidatura do Rio a sede do Americas Master Games

O prefeito Marcelo Crivella assinou, na manhã desta quarta-feira (15/03), termo de apoio à candidatura da cidade para sediar o Americas Master Games 2020. A solenidade, realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, reuniu representantes do Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), entre eles o medalhista olímpico Djan Madruga; e o CEO da International Master Games Association (IMGA), entidade gestora do Esporte Master no mundo, Jens Holm. O evento é um grande festival multidesportivo, com dez dias de atividades competitivas e culturais na cidade sede que, além das competições, oferece muitas oportunidades para promover o encontro de atletas formais e informais bem como entusiastas da atividade física.

– É com imensa satisfação que estou aqui hoje para celebrar o apoio oficial da prefeitura à candidatura do Rio de Janeiro à sediar o Americas Master Games de 2020. Estes Jogos Panamericanos para amadores e atletas em média acima de 30 anos será uma grande oportunidade de utilização dos espaços públicos e equipamentos olímpicos da cidade. Além de contribuir para a imagem e visibilidade da cidade como destino turístico e esportivo, este evento é de grande impacto educativo para a saúde dos cariocas e a promoção de um estilo de vida saudável através do conceito do “Esporte para todos”. Regojizo-me com a possibilidade de receber 10.000 atletas e uma expectativa igual de acompanhantes, trazendo aproximadamente 20.000 turistas para a cidade do Rio durante a realização do evento – disse Crivella, que também destacou o potencial econômico e turístico do evento:

– Estão previstas 26 modalidades esportivas, em competições nas regiões da Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro. Além de gerar empregos para a mão de obra formada nos grandes eventos dos últimos anos, este evento trará uma receita mínima de R$ 150 milhões para a cidade em serviços e consumo. Isto sem contar os três eventos-teste que são responsabilidade da cidade sede e movimentarão ainda mais a economia e o turismo local nos anos anteriores ao grande evento de 2020.

O Rio de Janeiro concorre com as cidades de Cali, na Colômbia, e Cleveland, nos EUA, pelo direito de sediar o evento. O nome da cidade vencedora será anunciado pela IMGA durante o World Masters Games, que acontecerá em abril de 2017, na Nova Zelândia. Caso o Rio seja escolhido, o evento será realizado no período de 4 a 13 de setembro de 2020.

A candidatura da cidade conta com a parceria do Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), do Ministério do Esporte, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e do Rio Convention & Visitors Bureau.

 

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro