Rio de Janeiro foca no turismo doméstico para a retomada pós-pandemia
O Rio de Janeiro já começou a debater a retomada do Turismo a partir de junho, com foco total no segundo semestre. O trade acredita que o turismo doméstico será o grande protagonista da retomada, a partir do afrouxamento das medidas de isolamento. O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, destacou a importância da união e do diálogo entre os poderes público e privado para que este cenário da retomada possa ser desenhado com sucesso.
O debate ocorreu no Fórum Comercial, realizado nessa quarta-feira (15), pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro – SindHotéis Rio. O fórum contou com a presença de Otávio Leite e do Secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Paulo Jobim.
Tendo começado o ano com o aquecimento do setor no Rio de Janeiro, a hotelaria carioca convive na pandemia com um cenário de ocupação inferior a 5% e estima prejuízo superior a R$ 130 milhões somente no mês de abril. Atualmente, o parque hoteleiro carioca conta com pelo menos 60 hotéis fechados e a oferta de leitos caiu de 54 mil quartos para 20 mil.
“O próximo trimestre será definitivo para a retomada. É esperada uma resposta mais rápida do turismo de lazer, em função de uma demanda reprimida imposta pela quarentena, mas não podemos perder o foco no segmento de negócios e companhias aéreas”, destacou o presidente do fórum, José Domingo Bouzon.
Para o fomento ao turismo de negócios, secretarias estadual e municipal trabalham em um mapeamento dos eventos cancelados e adiados em cerca de 400 importantes cidades para atuar na candidatura do Rio de Janeiro para sediá-los. O trade turístico carioca também trabalha em um planejamento de ações promocionais, que incluem a realização do Salão Estadual de Turismo e roadshows nos principais destinos emissores.
O Hotéis Rio também estuda ações de incentivo ao turismo interno, a exemplo do bem-sucedido projeto Carioquinha. As secretarias estadual e municipal e Hotéis Rio também apostam fortemente no poder das campanhas de mídia, especialmente nas redes sociais, e atuam em colaboração em um grande projeto de remarcação de viagens, com o mote “Não cancele, remarque! O Rio te espera!”.
Fonte: Mercado&Eventos
Foto de capa: Alexandre Macieira