Rio de Janeiro terá escritórios de promoção turística em cinco países

Governador Wilson Witzel e secretário de Turtismo, Otavio Leite, no estande do Rio de Janeiro na WTM Londres

LONDRES – Parcerias privadas, estandes em feiras, criação de roteiros com outros destinos e implantação de escritórios próprios de promoção em cinco mercados estratégicos. Estes são alguns dos pilares sobre os quais o Rio de Janeiro vem construindo uma nova estratégia para o Turismo, que tem como objetivo dobrar o número de visitantes internacionais nos próximos três anos.

Prova do comprometimento do estado com esta meta é participação do próprio governador Wilson Witzel na WTM 2019, evento no qual o Rio de Janeiro conta com estande próprio, trazendo não só representantes do destino, mas do trade local, entre eles o RIOgaleão. “É a primeira oportunidade que estamos tendo de mostrar a mudança no Rio. É um trabalho inicial e, a partir daqui os contatos estão sendo feitos com empresas locais e operadoras para que possamos no início de 2020 já contar com nossa promoção no mercado local”, destaca o governador

Mais do que dar peso a esta divulgação, Witzel ressalta que esta presença faz parte do trabalho para modificar a imagem negativa relacionada à segurança, criada nos últimos anos, que impactou principalmente o mercado do Reino Unido. Este fenômeno fez com que o Rio deixasse de arrecadar cerca de US$ 500 milhões nos últimos dois anos somente com este mercado.

“O Rio de Janeiro tem perdido muito capital do turismo e isso se deve à falta de esclarecimentos principalmente com relação a segurança pública. Só nos últimos dois anos perdemos 40 mil dos 80 mil turistas ingleses que visitavam o Rio de Janeiro. A recuperação é possível, desde que mostremos esta nova realidade, para que os turistas saibam que podem aproveitar tranquilamente as experiências do nosso estado. O investimento nas feiras é para recuperar este número de turistas”, completa.

ESCRITÓRIOS DE PROMOÇÃO

Uma das principais estratégias para fomentar esta retomada no turismo está na criação de escritórios próprios de promoção em cinco mercados estratégicos de todo mundo, como já divulgado pelo próprio governador durante a FIT 2019, em Buenos Aires. O estado já articula parcerias para garantir a implementação do projeto ainda em 2019.

“O lançamento destes escritórios deve acontecer já este ano. Queremos atingir diversos mercados, inclusive o da Ásia. Vamos ter um escritório na China, um no Reino Unido, em Portugal, um na Argentina e um nos Estados Unidos, localizado na Flórida. Com estes cinco escritórios a ideia é dobrar o número de turistas nos próximos três anos. O Rio de Janeiro pode competir com qualquer mercado, tanto por sua rede hoteleira, quanto pelos seus atrativos”, ressalta.

Esta promoção deve contar inclusive com a participação de agentes privados, como operadoras internacionais, focando na criação de uma estrutura que não seja alterada mesmo com mudanças de governo. “Temos conteúdo digital, dois sites focados em promoção para o mercado internacional e estamos procurando parceiros para desenvolvê-los. Queremos fazer algo mais forte com parceiros privados, para que esta divulgação continue independente de qual seja o governo”, explica Otavio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

Após a fase de implantação, a perspectiva é investir na divulgação de rotas turísticas com outros estados, criando roteiros em nichos como turismo histórico, religioso, sol e praia, ecoturismo e turismo de luxo.“Depois que dermos o pontapé inicial, queremos parcerias para criar roteiros em conjunto com outros destinos, oferecendo várias opções de turismo. À medida em que dermos este passo inicial iremos convidar outros estados para fazer parcerias”, finalizou Otávio Leite.

O M&E é media partner da WTM e viaja com apoio de Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

 

Fonte: Mercado&Eventos
Foto: Reprodução