Rio é eleito o segundo melhor destino do mundo para unir trabalho e lazer
A capital fluminense ficou atrás apenas de Tóquio, no Japão
O Rio de Janeiro foi eleito a segunda melhor cidade do mundo para workcations — modelo de viagem que combina trabalho remoto e lazer. O dado é do relatório Work From Anywhere Barometer 2025, elaborado pela IWG (International Workplace Group), empresa especializada em soluções de trabalho flexível.
A capital fluminense ficou atrás apenas de Tóquio, no Japão. Budapeste, na Hungria, aparece em terceiro lugar.
Segundo o levantamento, o Rio se destacou por avanços na cobertura de internet 5G, expansão de espaços de coworking e iniciativas locais voltadas a trabalhadores remotos, o que reforça a vocação da cidade para o turismo de longa permanência e o estilo de vida nômade.
O estudo mostra ainda que o conceito de workcation ganhou força com a consolidação do trabalho híbrido. Hoje, 60% dos profissionais nesse modelo dizem estar mais propensos a trabalhar remotamente durante as férias do que no ano passado. Entre os motivos, estão o aumento da produtividade (87%), a redução do burnout (85%) e a melhoria da qualidade de vida (87%).
No topo do ranking, Tóquio foi favorecida por sua infraestrutura de transporte, segurança, oferta cultural, velocidade da internet e criação de um visto específico para nômades digitais, lançado em 2024.
As 10 melhores cidades do mundo para workcations
- Tóquio (Japão)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Budapeste (Hungria)
- Seul (Coreia do Sul)
- Barcelona (Espanha)
- Pequim (China)
- Lisboa (Portugal)
- Roma (Itália)
- Paris (França)
- Valeta (Malta)
Fonte: Diário do Rio
Foto de capa: Rio de Janeiro (Divulgação/Ascom Setur-RJ)