Rio é eleito o segundo melhor destino do mundo para unir trabalho e lazer

A capital fluminense ficou atrás apenas de Tóquio, no Japão

O Rio de Janeiro foi eleito a segunda melhor cidade do mundo para workcations — modelo de viagem que combina trabalho remoto e lazer. O dado é do relatório Work From Anywhere Barometer 2025, elaborado pela IWG (International Workplace Group), empresa especializada em soluções de trabalho flexível.

A capital fluminense ficou atrás apenas de Tóquio, no Japão. Budapeste, na Hungria, aparece em terceiro lugar.

Segundo o levantamento, o Rio se destacou por avanços na cobertura de internet 5G, expansão de espaços de coworking e iniciativas locais voltadas a trabalhadores remotos, o que reforça a vocação da cidade para o turismo de longa permanência e o estilo de vida nômade.

O estudo mostra ainda que o conceito de workcation ganhou força com a consolidação do trabalho híbrido. Hoje, 60% dos profissionais nesse modelo dizem estar mais propensos a trabalhar remotamente durante as férias do que no ano passado. Entre os motivos, estão o aumento da produtividade (87%), a redução do burnout (85%) e a melhoria da qualidade de vida (87%).

No topo do ranking, Tóquio foi favorecida por sua infraestrutura de transporte, segurança, oferta cultural, velocidade da internet e criação de um visto específico para nômades digitais, lançado em 2024.

As 10 melhores cidades do mundo para workcations

  1. Tóquio (Japão)
  2. Rio de Janeiro (Brasil)
  3. Budapeste (Hungria)
  4. Seul (Coreia do Sul)
  5. Barcelona (Espanha)
  6. Pequim (China)
  7. Lisboa (Portugal)
  8. Roma (Itália)
  9. Paris (França)
  10. Valeta (Malta)

 

Fonte: Diário do Rio

Foto de capa: Rio de Janeiro (Divulgação/Ascom Setur-RJ)