Selo Folia Verde, voltado para a proteção ambiental, certifica blocos e megablocos do RJ

No domingo, o bloco Charanga Talismã foi agraciado com a certificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) durante o seu tradicional cortejo na Vila Kosmos

 

Lançado na última semana para prestigiar blocos e megablocos cariocas compromissados com práticas sustentáveis, o Selo Folia Verde no Carnaval 2026 já tem contemplados. No domingo (15), a Charanga Talismã foi agraciada com a certificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) durante o seu tradicional cortejo.

Unindo música, arte e performance, em um clima circense e vibrante, o bloco encantou centenas de foliões durante a sua passagem pela Avenida Meriti, em Vila Kosmos, na Zona Norte, com o tema “União Latino-Americana: me encanta”.

Após a sua passagem, que transformou o Aterro do Flamengo em um palco de diversidade, respeito e afirmação de direitos, o Divinas Tretas também recebeu o selo. Presente à entrega do Selo Verde, a secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula:

“Neste ano, o Divinas Pretas recebe o Selo Folia Verde, que representa um compromisso com a educação ambiental, mas também com a continuidade de um Rio mais verde, com mais árvores, com todo mundo cuidando dele”, disse Tainá.

No sábado (14), quatro blocos foram contemplados com a certificação, sendo o primeiro deles o lendário Cordão da Bola Preta, que fez seu 107º desfile no Centro do Rio. O presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, recebeu o Selo Verde das mãos de Tainá de Paula, que congratulou o Bola pela parceria com os catadores e catadoras do Carnaval:

“Eu quero reconhecer o papel que o Cordão da Bola Preta tem no fortalecimento dos catadores e catadoras do Carnaval. O Bola Preta ganha o Selo Folia Verde pelo segundo ano consecutivo pelas toneladas recolhidas de resíduos não só coletados, mas reciclados. O Bola Preta tem responsabilidade ambiental, social e cultural”, afirmou a titular da SMAC.

Também no Centro, mas na Praça Tiradentes, o contemplado foi o Bloco Exagerado. A agremiação leva às ruas a alegria, a irreverência e os clássicos eternos de Cazuza, cuja mãe, Lucinha Araújo, foi homenageada pelos seus 90 anos de vida, com o tema “Minha Flor, meu bebê”.

Na Quinta da Boa Vista e na Lapa, completando as premiações de sábado, os contemplados foram o blocos Terreirada e Beco do Rato.

Folia Verde

A campanha Folia Verde reforça o compromisso de transformar o Carnaval carioca em referência de sustentabilidade. Da atual edição participam cerca de 450 profissionais, entre catadores de materiais recicláveis e integrantes do programa Guardiãs das Matas, que reúne lideranças comunitárias femininas.

Com foco na redução da geração de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa (GEE), as ações são realizadas nos blocos de rua e nos desfiles da Marquês de Sapucaí e da Estrada Intendente Magalhães.

Em 2025 foram coletadas 40 toneladas de resíduos, contra 12 toneladas no ano anterior.

Fonte: Diário do Rio

 

Fonte  de capa: Freepik