Departamento de Odontologia conta com diversos tratamentos

O Departamento de Odontologia conta com tratamento de implante dentário, ortodontia, prótese dentária, raio x, obturações, limpeza, endodontia, clareamento.

Este Departamento tem sido alvo de muita procura por aqueles que querem melhorar sua estética. um belo sorriso pode permitir uma boa colocação no mercado de trabalho.

O indivíduo com melhor saúde bucal torna-se uma pessoa nais saudável.


É bastante freqüente ao realizarmos uma avaliação e explicarmos que existe a necessidade de uma consulta para instrução de higiene oral, ouvir a seguinte exclamação: “Mas eu escovo os dentes 3x ao dia” ou alguma coisa do tipo. Então, após o exame, mostramos os locais com acúmulo de placa e tentamos fazer com que as pessoas entendam que talvez seja possível melhorar os padrões de higiene. Precisamos entender que a origem dos problemas bucais não são devido ao uso demasiado de antibióticos durante a infância, que os dentes são fracos ou que os dentes estraga durante a gravidez. A origem de quase todas as doenças bucais (sim, cárie é doença) é a deficiência no controle de placa, ou seja, o sujeito não sabe ou não consegue escovar os dentes direito.

Escovar os dentes de maneira correta é muito importante, pois além de prevenir a cárie, ajuda a evitar outras doenças. Para fazer uma escovação adequada, ela deve durar pelo menos, dois minutos. Ao escovar os dentes os movimentos devem ser suaves e curtos, com especial atenção voltada para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar. É importante se concentrar na limpeza de cada parte da boca, Para ter um bom hálito, escove também à língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas. Para escolher um creme dental apropriado você poderá perguntar ao dentista qual é o mais adequado para você. Hoje existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, manchas e sensibilidade. Em relação à troca da escova de dente, é importante trocá-la a cada três meses ou quando observar que ela começa a ficar desgastada.

Quando a boca é bem cuidada os reflexos positivos da saúde e da beleza vão para todo o corpo. Ter uma mastigação adequada ou corrigir uma mordida pode evitar dores de cabeça e outros desconfortos que atingem a respiração e problemas cardíacos. A questão estética também é importante nos dias de hoje, quem resiste a um sorriso bonito e saudável? Com os dentes em ordem é bem mais fácil manter o bem estar e a auto-estima.

As crianças devem freqüentar desde cedo o dentista, encontrando profissionais especializados que conduzem com habilidade a consulta e o tratamento de forma lúdica e agradável. Dessa maneira, elas vão querer voltar ao dentista e garantir a saúde bucal, criando o hábito e vínculos com o profissional.

Tanto as próteses quanto os implantes possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos e ajudam a diminuir o rendimento mastigatório que pode ocasionar dores de cabeça, ouvido e prejudicar a fonética, além de resgatar a estética, evitando constrangimentos e eliminando problemas. Mastigar melhor não significa mastigar muito. A perda de dentes, dentes tortos, sensibilidade nas gengivas, próteses frouxas ou falta de obturações podem ser responsáveis pela forma de mastigar inadequadamente. A boa mastigação minimiza ou elimina problemas futuros no aparelho digestivo, além de deixar a pessoa mais disposta. Cerca de 90% das causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial, assim como visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar uma situação desagradável.

A realização de uma consulta odontológica periódica é mais importante e mais complexa do que muitos imaginam. Muitas doenças têm sintomas que aparecem na cavidade bucal. Por isso, um exame detalhado será feito por seu dentista na sua consulta inicial:

  • Anamnese: Será feita uma pesquisa detalhada a respeito da sua saúde médica para verificar
    fatores que possam interferir no atendimento odontológico ou em medicações.
  • Exames Radiográficos: São essenciais para a detecção de cáries, doenças periodontais,
    tumores, cistos e perda óssea.
  • Prevenção de Câncer bucal: Será checada a face, pescoço, língua, lábios, garganta,
    bochechas e gengivas, para quaisquer sinais de câncer bucal ou outras lesões.
  • Avaliação de Doenças Gengivais: As gengivas e o osso ao redor dos dentes são avaliados
    por quaisquer sinais de doença periodontal.
  • Exames de cárie Dentária: Todas as superfícies dentárias serão checadas com instrumentos
    especiais.
  • Exames em Tratamentos prévios: Serão analisadas restaurações, coroas, próteses para
    verificar a ausência de problemas.

No setor odontológico do sindicato dos hoteleiros, os associados terão acesso a profissionais qualificados para suprir suas necessidades, sendo atendido primeiramente por dentistas clínicos fazendo o atendimento inicial e encaminhando para as especialidades que houver necessidade tais como: Endodontia (tratamento de canal), Ortodontia (aparelho de correção dentária), Implantodontia (implante dentário), Periodontia (tratamento de gengiva), Protesista (Dentista especialista em prótese), Cirurgia (extração dentária), Odontopediatria (dentista para criança)…

Visitas periódicas ao dentista são fundamentais para a prevenção de cáries, gengivites e mau hálito, além de poder controlar o desgaste dos dentes, evitando tratamentos mais longos. É importante reservar um espaço na agenda para as consultas regulares, identificando possíveis tratamentos dentários que não podem ser adiados, preservando os dentes e o sorriso bonito.

 

Dra. Natália Cabede

(Responsável técnica setor odontológico)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 3 =