Escola de Hotelaria inicia nova fase na próxima semana

Até o fim deste mês, o curso beneficiará 100 jovens

A partir do próximo dia 14, a Escola de Hotelaria entra em uma nova fase. Após concluírem os módulos gerais do curso, com aulas de temas como Convivência Social e Cidadania, os 66 alunos das primeiras duas turmas, iniciadas em novembro, aprenderão temas diretamente relacionados ao setor de Hotelaria e ao dia a dia de um hotel, como Recepção, Recursos Humanos, Finanças, e Marketing Ainda neste mês, uma nova turma será aberta com 34 vagas.
As aulas do projeto, uma parceria entre a Carvalho Hosken, o RioSolidario, o Senac RJ e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), acontecem no Hilton Barra, onde os alunos possam vivenciar o dia a dia de um hotel.

– Os estudantes estão engajados, bastante participativos e com grande expectativa sobre os módulos que compõem o curso – disse a diretora-geral do Hilton Barra, Laura Castagnini.

Taynara Santos, de 19 anos, moradora da Cidade de Deus, é uma das mais ansiosas para a nova fase. Ela, que também faz curso de Enfermagem, pensa em unir as duas profissões no futuro.

– Aprendemos sobre cidadania, como agir em diversas situações e trabalhar em grupo. Estou ansiosa para aprender as matérias sobre Hotelaria – afirmou Taynara.

Morador o bairro de Campo Grande, Carlos Henrique Pitta, de 23 anos, já se formou em técnico de Administração. O objetivo agora é aplicar os conhecimentos na Hotelaria.

– Nunca tinha entrado em um hotel como este e a convivência com professores e colegas está sendo excelente. Vou aplicar o que aprendi sobre Administração à Hotelaria – ressaltou Carlos.

Banco de Talentos – Paralelamente, outros 34 jovens já foram selecionados para a nova turma, que começa também em 14 de janeiro. Os novos estudantes terão aulas intensivas de segunda a sexta-feira, durante o mês, para que, em fevereiro, possam se juntar aos outros 66 alunos. A expectativa é de que todos os 100 jovens se formem em maio.
O curso profissionalizante qualificará e formará mão de obra especializada para suprir a demanda do setor hoteleiro em 2016, principalmente por conta dos Jogos Olímpicos.

Os alunos estarão preparados para trabalhar em todas as áreas de um hotel” disse Laura, acrescentando que os jovens poderão ser aproveitados pelo Hilton durante as Olimpíadas.

Também será criado um Banco de Talentos para oportunidades efetivas. O RioSolidario, através do programa Futuro Agora, é responsável pelas primeiras fases de seleção dos jovens.

– Acreditamos que o mercado de Hotelaria está em ebulição, em crescimento constante. Há muitos hotéis chegando à cidade. Algumas empresas estão interessadas em buscar esses jovens e tenho certeza que o Hilton fará recomendações – explicou a diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli.

Inscrições

Para participar do curso, é preciso ter entre 18 e 24 anos. Além disso, é necessário já ter concluído ou estar cursando o 3° ano do Ensino Médio. Com o programa, o RioSolidario dará oportunidades, preferencialmente, a jovens de comunidades carentes e em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Os interessados podem se inscrever no site www.riosolidario.org. Os jovens devem preencher a ficha e enviá-la parajovens@riosolidario.org. Os pré-inscritos são convocados a comparecer ao RioSolidario trazendo os seguintes documentos: identidade; CPF; carteira de trabalho; certificado militar; título de eleitor; comprovante de residência e de escolaridade; e o encaminhamento da instituição de origem, quando for o caso.

Também é possível agendar por telefone (2334-3910 – ramais 202,203 ou 232) o preenchimento presencial da ficha de inscrição, na sede do RioSolidario. O horário de atendimento é das 9h às 18h. Neste caso, os documentos citados acima devem ser entregues no local.

 

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =