Governo do Estado lança o programa RJ Digital

Os cidadãos do Rio contarão com vários serviços que serão oferecidos através do RJ Digital. Os atendimentos presenciais continuam normalmente

 

Governador Cláudio Castro fala durante o lançamento do RJ Digital no Museu de Arte do Rio / Divulgação

 

O Governo do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (03/05), o programa ”RJ Digital”, portal integrado que oferecerá mais de 1,3 mil serviços à população fluminense. O RJ Digital foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) em parceria com a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social.

O lançamento do RJ Digital aconteceu no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária da capital, e contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL), que afirmou, durante o evento, que o Rio está ”dando um passo para o futuro”.

Já o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, enalteceu o programa como uma via de ampliação de eficiência dos serviços públicos e transparência e qualidade nos atendimentos.

“O Programa RJ Digital é importantíssimo para ampliar a eficiência dos serviços públicos, gerando economicidade para o Estado, maior nível de transparência e mais qualidade no atendimento,” afirmou Igor Marques.

O RJ Digital tomou como modelo o portal usado pelo governo da Estônia, no Norte da Europa, país reconhecido como um dos mais digitais do mundo. Integrantes do Proderj e representantes do país europeu participaram de reuniões para trocar experiências.

Com nova identidade visual, o portal tem área personalizada, onde o cidadão entrará com seu login do “gov.br”, plataforma digital do governo federal. Por meio desse canal, o internauta vai acessar informações atualizadas sobre todos os serviços oferecidos pelo poder público.

Igor Marques explicou que o portal foi desenvolvido para operar com grande funcionalidade, de forma a facilitar a entrada e navegabilidade por parte do cidadão.

“O principal conceito do novo portal é justamente este: com uma linguagem simples, ter todos os serviços integrados em um local único, onde o cidadão conseguirá encontrar exatamente o que precisa para resolver suas necessidades. Além disso, o site continuará sendo uma importante fonte de notícias sobre as ações do governo do estado” – explicou o subsecretário de Estado de Comunicação Social.

O presidente do Proderj, Mauro Farias ressaltou que todo o trabalho foi feito junto a órgãos e secretarias estaduais para fazer a estruturação do portal.

“O Proderj também fez um trabalho minucioso junto a órgãos e secretarias estaduais, buscando entender melhor os serviços oferecidos e transmitir aos gestores os benefícios da digitalização para o cidadão e para o dia a dia do trabalho,” explicou o presidente do Proderj, Mauro Farias.

O RJ Digital permitirá ainda que o cidadão avalie os atendimentos recebidos, medida que permitirá o aprimoramento dos serviços oferecidos por meio do redesenho de processos. Através do RJ Digital será possível consultar a situação da carteira de habilitação e do IPVA, abrir empresa como Microempreendedor Individual (MEI) e fazer reclamação junto ao Procon-RJ, entre outros serviços. Através do portal, os servidores públicos poderão acessar contracheques e informes de rendimento. Mais informações: https://www.rj.gov.br/.

Fonte: Diário do Rio