Blocos de rua do Rio assinam manifesto cobrando apoio da Prefeitura para desfiles

Movimento pede que o Poder Público ofereça infraestrutura para a realização do Carnaval de Rua

Foto: Alexandre Vidal

 

 

Às vésperas do Carnaval no Rio de Janeiro, blocos e movimentos sociais da cidade têm se mobilizado para cobrar da Prefeitura apoio para realização dos desfiles no Carnaval de Rua. Em fevereiro, muitos saíram de forma clandestina pela cidade, mas aqueles mais tradicionais preferiram não desfilar, em função da pandemia.

Segundo informou o jornalista Ancelmo Gois, a mobilização, liderada pelo movimento Ocupa Carnaval, já conta com mais 120 adesões e promete pressionar o Poder Público para que a festa nas ruas volte a acontecer.

Como o município antecipou que não irá oferecer estrutura necessária, foi feito um manifesto, de nome “mas a rua é do povo e nossa voz é livre”, para reforçar a necessidade de apoio.

Assinam o documento os blocos Cordão da Bola Preta, Simpatia É Quase Amor, Afoxé Filhos de Gandhi, Cordão do Boitatá, Orquestra Voadora e Cordão do Boi Tolo, além de movimentos sociais e de classe, caso do Movimento Unido dos Camelôs (Muca). E o manifesto não vai tomar a avenida. Já está marcado um BlocAto, para esta quarta-feira (13/04), às 17h, que sairá da Candelária rumo à Cinelândia, no Centro do Rio.

Fonte: Diário do Rio