Rio de Janeiro prevê recorde de turistas na alta temporada

Foto: Divulgação

 

Está oficialmente aberta a alta temporada do turismo no Estado do Rio de Janeiro. O maior feriado prolongado do ano – que reuniu as datas da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), além do Encontro da Cúpula do G20 – proporcionou a vinda em massa de turistas. A estimativa do Governo do Estado é que a entrada de visitantes siga numa tendência de alta até março de 2025, após o Carnaval. A Secretaria de Estado de Turismo projeta encerrar 2024 com a marca de 1,5 milhão de turistas internacionais.

“Estamos a poucos dias de dezembro, quando historicamente, recebemos milhares de turistas. Além disso, já começamos a nos preparar para o Rèveillon, que tem tudo para ser o maior da história. O mesmo vale para o Carnaval, que no próximo ano, pela primeira vez, terá três dias de desfiles das escolas do Grupo Especial (domingo, segunda e terça) na Sapucaí. No meio disso, temos janeiro e fevereiro, quando muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajarem e o Rio de Janeiro é um dos destinos preferidos. Estamos muito otimistas”, analisa o governador Cláudio Castro.

O incremento do turismo vem desde o início de novembro, com a abertura da temporada de cruzeiros 2024/2025. Só este mês, mais de 20 mil visitantes devem passar pelo estado. Segundo a estimativa do Píer Mauá, cerca de 30 navios chegarão ao Rio de Janeiro até abril de 2025, com mais de 100 mil turistas.

A julgar pelos números de turistas internacionais que já estiveram no estado em 2024, o otimismo é mais do que justificado. Até setembro, 1.075.879 visitantes estrangeiros chegaram ao Rio. O número é 25% maior do que no mesmo período de 2023.

A Secretaria de Estado de Turismo estima que este ano o total de visitantes estrangeiros será número muito próximo ao recorde histórico de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando 1,59 milhão passaram pelo Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde todos os meses deste ano na chegada de turistas estrangeiros. Isso mostra o quanto o nosso trabalho de promoção no mercado internacional tem sido assertivo. Desde 2023, já passamos por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Inglaterra, Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e EUA promovendo o Rio de Janeiro como destino turístico. Ainda este ano, iremos novamente ao EUA (Nova York e Miami). Os EUA são nosso 3º maior emissor de turistas, com muito mercado ainda para crescer”, disse Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.

 

 

Fonte: Turisnews