Cinemas do Rio voltarão a funcionar no dia 1º de outubro

Prefeitura e exibidores chegaram a acordo, que permite o consumo de alimentos e bebidas dentro das salas. Apenas 50% do total de ingressos estarão disponíveis para venda em cada sala

Cinemas do Rio reabrem no dia 1º de outubro — Foto: Carlos Brito/G1 Rio

Os cinemas da cidade do Rio voltarão a funcionar no dia 1º de outubro. A decisão foi tomada após reunião virtual realizada na segunda-feira (21) entre representantes do Sindicato dos Exibidores do Município do Rio e da Vigilância Sanitária da cidade.

A prefeitura já havia liberado a volta do funcionamento das salas de exibição. No entanto, estava proibido o funcionamento das bombonières.

Diante desse impedimento, os exibidores cariocas optaram por manter os espaços fechados, uma vez que, segundo eles, a proibição da venda de comidas e bebidas inviabilizava o funcionamento financeiro dos cinemas. Eles chegaram a publicar uma carta aberta no dia 2 de setembro criticando essa decisão.

No entanto, após a reunião de segunda, ficou acertado que o público poderá consumir alimentos dentro da sala de exibição.

Além disso, está mantida a determinação de permitir a venda de apenas 50% do total de ingressos disponíveis para cada sala.

Ar-condicionado nas salas
Sobre a limpeza e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, o sindicato afirma que a renovação de ar é feita de forma contínua durante as sessões por meio de dois dutos distintos – o ar quente é retirado da sala por um duto e o ar frio, vindo do ambiente externo, é limpo, filtrado e injetado na sala por outro duto.

Além disso, afirma o sindicato, pastilhas antibactericidas foram adicionadas aos sistemas de refrigeração para ampliar a purificação do ar.

O sindicato divulgou os itens dos protocolos de segurança aprovados pela prefeitura do Rio que serão adotados pelos cinemas:

• Álcool em gel disponível em diversos pontos de acesso do cinema
  • Consumo de alimentos liberado somente dentro da sala, com o espectador sentado em seu lugar pré-marcado
    Ocupação máxima reduzida a 50%
  • Distanciamento social dentro da sala garantido de 1,5 metro
  • Fluxo de saída ao final da sessão fila a fila e orientado por funcionário do cinema
  • Terminais de compra de ingressos e bilheterias operando com distanciamento entre si
  • Fechamento de bebedouros públicos
  • Alternância de uso de pias em banheiros
  • Funcionário na porta do banheiro para garantir ocupação máxima
  • Marcação com adesivos no chão para filas, a fim de garantir o distanciamento social
  • Medição de temperatura dos funcionários e dos espectadores na porta do shopping ou na porta do cinema, quando este for na rua