Força Sindical e AFL – CIO discutem fortalecimento dos trabalhadores do setor hoteleiro

1º Encontro nacional dos sindicatos dos trabalhadores hoteleiros da Rede Accor

A Força Sindical, com apoio da AFL – CIO (Principal Central Sindical dos Estados Unidos), realizou com sucesso o 1º Encontro nacional dos sindicatos dos trabalhadores hoteleiros da Rede Accor. O encontro aconteceu no dia 18/04/2013, na sede do sindicato dos hoteleiros do município do Rio de Janeiro, e contou com a presença das principais lideranças sindicais do setor hoteleiro filiado a Força Sindical, entre eles o presidente, Raimundo Cassiano de Souza, e a Vice presidenta, Dra. Maria Conceição, que como anfitriões deram uma importante contribuição nos debates e intercâmbios, além de acolher os participantes de outros estados e dos Estados Unidos.

Foram discutidos e analisados assuntos como as perspectivas de crescimento, atuação da Rede Accor no Brasil, especialmente a política da relação da multinacional com os trabalhadores e os sindicatos.

Os companheiros da AFL – CIO, Jana Karen Silverman, Diretora de Programa do Solidarity Center, e Stiven Michael Strong, Pesquisador do Solidarity Center, apresentaram informações e dados estatísticos importantes sobre atuação da empresa no Brasil e nos Estados Unidos, demonstrando preocupação com as políticas e práticas antissindicais da multinacional, principalmente nos Estados Unidos e nos países da América Latina. Também foi apresentado um questionário de pesquisa que deverá ser preenchido pelos dirigentes sindicais e trabalhadores da Rede Accor com objetivo de conhecer mais a fundo as políticas e práticas da Rede Accor no Brasil.

Segundo os representantes e dirigentes sindicais dos Brasil presentes no evento, a empresa por enquanto vem reconhecendo a representação sindical, e conseqüentemente negociando com os sindicatos. Porém consideraram importantíssimo o intercambio e troca de experiências no âmbito nacional e internacional para fortalecer a unidade de ação, a solidariedade e a luta por melhores condições de trabalho para a categoria, no Brasil e no mundo.

Como conclusão e compromissos do evento foi deliberado sobre a importância de contribuir com a iniciativa da realização da pesquisa da AFL-CIO, incentivar e aumentar o intercâmbio e troca de informações entre os sindicatos filiados à Força Sindical, e o fortalecimento dos trabalhadores do setor hoteleiro na Central, através da criação do Secretariado do Setor.

Participaram da reunião Adilson Evangelista de Jesus, do Sindicato dos Hoteleiros Vea Cruz, de Salvador; Alexandre de Sana Delmondes, Sindicato de Aracajú; Aluizio Francisco Barroso, de Santarém (PA); Carime Gonçalves, de Camboriú(SC); Caroline Silva da Costa, Rede Accor (RJ); Francisco Dal Prá, presidente da Força Sindical RJ; Jana Karen Silverman, Solidarity Center AFL-CIO SP; João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical; JOze Patricia de Oliveira, Rede Accor; Karolina Zabel Zimmermann, Sindicato Hoteleiros de Camboriú (SC), Kátia Cristina Silva Chaves, Federação dos Hoteleiros do Rio de Janeiro (RJ); Luiz do Carmo Ferreira, Federação dos Hoteleiros do Rio de Janeiro (RJ); Marco Sergio da Silva, Sindicato Hoteleiros Pernambuco; Maria Conceição Correia Cassia, Federação dos Hoteleiros do Rio de Janeiro (RJ); Ortelio Palacio Cuesta, Força Sindical; Raimundo Cassiano de Souza, Federação dos Hoteleiros do Rio de Janeiro (RJ); Steven Michael Strong, Solidarity Center AFL-CIO SP e, Valter Ventura Oliveira, Sindicato dos Hoteleiros de Santo André (SP).

Fonte: SINTSHOGASTRO

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =