Neste mês de outubro, o turista poderá aproveitar “Mais Rio por Menos”

Rio em alta no mês de outubro. O estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar uma ação inédita de alinhamento entre todos os setores que atuam direta ou indiretamente no turismo para acelerar a retomada. Serão duas semanas inteiras de descontos ou condições especiais imperdíveis exclusivas para turistas aproveitarem desde o momento do embarque.

Batizada de “Mais Rio por Menos”, a ação promocional é uma iniciativa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), e foi abraçada pelo publicitário Roberto Medina, que assina a campanha, e conta com a adesão de toda a cadeia receptiva do turismo – hotéis, restaurantes, equipamentos turísticos, shopping centers, aeroporto internacional RIOgaleão e terminais rodoviários do Rio e dos principais destinos emissores, seja através de descontos, condições especiais ou apoio na divulgação.

Com alcance nacional, e foco especial nos principais destinos de origem dos visitantes – São Paulo (Capital, Campinas e Ribeirão Preto) e Minas Gerais (Belo Horizonte), a campanha “Mais Rio por Menos” acontecerá entre os dias 16 e 30 de outubro, totalizando duas semanas completas, englobando três finais de semana com descontos ou vantagens exclusivas para os visitantes. O hotsite www.maisriopormenos.com.br reúne todas as condições especiais para que os turistas possam programar seus roteiros.

Com adesão histórica dos empresários fluminenses dos mais diversos segmentos, como de transportes interestaduais, pedágios, MetrôRio, Fetranspor, Rodoviária do Rio, Socicam, entre outras concessionárias, e empresas de transportes, representantes do setor apostam na ação para acelerar uma resposta mais rápida do turismo doméstico, onde prevalecem as viagens rodoviárias em núcleos familiares. Todos os mais variados setores que fazem parte desta grande cadeia produtiva que o turismo impacta, juntos e empenhados na retomada econômica do estado do Rio.

Uma importante iniciativa do setor de transportes é o cartão Riocard Mais Tour – uma edição especial da Riocard Mais que facilitará o deslocamento de visitantes para pontos turísticos, interligando todos os modais (metrô, trem e ônibus) e também poderá ser usado como pagamento de passagens interestaduais. O cartão comemorativo será vendido nas lojas Riocard Mais, na loja online (lojaonline.riocardmais.com.br), em hotéis credenciados e no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim.

Na hotelaria, até o momento, mais de 60 meios de hospedagem já aderiram à campanha, tanto hotéis da capital, como Hilton Copacabana, Sheraton Grand Rio Hotel e Mercure Barra da Tijuca, quanto do interior do estado do Rio, que conta com uma grande adesão. Entre os que participam na região estão o resort Le Canton (Teresópolis), Bom tempo Eco Resort (Petrópolis), Porto Imperial (Paraty), Portobello Resort & Safári (Mangaratiba), Pousada dos Sonhos (Angra dos Reis), Cliffside Luxury Inn (Búzios), Pousada do Marujo (Rio das Ostras), Hotel Rochedo (Conservatória), Hotel Fazenda Cascatinha (Piraí) e Pousada Praia de Itacoatiara (Niterói), contemplando diversos municípios do interior fluminense.

“Estamos diante de uma parceria inédita com enorme adesão dos diversos setores que, de alguma forma, compõem a experiência do turista. De transportes a shoppings, além, é claro, dos equipamentos turísticos e meios de hospedagem, todos darão seu apoio oferecendo condições imperdíveis ou mobilizando seus canais de divulgação para ampliar o alcance da campanha, com as mídias sociais como grande impulsionador”, destaca Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio e do Conselho Deliberativo da ABIH-RJ.

A reabertura de equipamentos turísticos, parques e hotéis, mostra que o Rio de Janeiro está pronto para receber os visitantes que quiserem celebrar a vida na Cidade Maravilhosa. Tudo alinhado com todos os protocolos de combate ao coronavírus impostos pelos governos federal, municipal e estadual, para garantir o cumprimento das normas de prevenção à Covid-19 na segurança de profissionais e visitantes, neste momento em que as viagens retomam à rotina dos brasileiros.

Panorama do Turismo

Depois do sucesso da campanha Redescubra o Rio, destinada aos cariocas e fluminenses, nesta nova etapa de promoção do destino Rio de Janeiro, da Mais Rio por Menos, as ações estão voltadas para incrementar o fluxo de visitantes provenientes de outros estados, turistas do mercado nacional, já que o turismo rodoviário é visto como a grande aposta desta retomada e com resposta mais rápida.

O turismo é um importante motor econômico da cidade, responsável por impactar direta e indiretamente mais de 500 setores produtivos da nossa economia, além de ser um dos principais pagadores de impostos. Somente na capital, são mais de 180 mil empregos gerados pelo setor hoteleiro.

“Sem uma ação promocional robusta, a recuperação total pode demorar até quatro anos. Sem verba pública para impulsionar a retomada, a união do setor mostra-se fundamental, não somente para a recuperação do turismo, mas também para o reaquecimento da economia. A adesão dos parceiros superou as expectativas e essa união é fundamental para dar o fôlego que precisamos ao setor de turismo”, ressalta Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ.

Diversos segmentos unidos em prol do turismo

A ação promocional “Mais Rio por Menos” conta com a participação de toda a cadeia receptiva do turismo – hotéis, restaurantes, equipamentos turísticos, shopping centers, aeroporto internacional, terminais rodoviários do Rio e dos principais destinos emissores, transportes interestaduais, pedágios, concessionárias e empresas de transportes, seja através de descontos, condições especiais ou apoio na divulgação. Os benefícios serão válidos no período de 16 a 30 de outubro.

Como porta de entrada do turismo no estado do Rio, o RIOgaleão foi o primeiro terminal aéreo do Brasil a conquistar o selo Safe Travels do WTTC (World Travel & Tourism Council), que atesta o desenvolvimento de ações para prevenção à Covid-19. Além do selo de alcance mundial, que tem respaldo da Organização Mundial de Turismo, o aeroporto também conquistou o selo Turismo Consciente, concedido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ). O Aeroporto Internacional Tom Jobim já está reconectado com 21 cidades brasileiras, entre elas todas as capitais estaduais do Sul, Sudeste e Nordeste, além de outras rotas no Brasil e internacionais.

O Bondinho Pão de Açúcar e a roda-gigante Rio Star terão 30% de desconto no bilhete regular para moradores e nascidos em todos os estados brasileiros. No AquaRio e Paineiras Corcovado, o benefício será aplicado a um combo que dará acesso ao atrativo e ao Cristo Redentor, através da van oficial com saída do Centro de Visitantes Paineiras. No Trem do Corcovado, o bilhete custará R$55,00, apenas para cariocas e fluminenses. Os benefícios serão válidos para compras realizadas no período da campanha, com possibilidade de utilização do ingresso após o mês de outubro. O regulamento completo da promoção e o rigoroso protocolo de segurança sanitária adotado estão disponíveis no site oficial de cada atração.

Na Marina da Glória, um dos cenários mais belos da cidade, dois dos seus restaurantes, o Bota e o Empório Rio, elaboraram cardápios exclusivos para esta iniciativa com preços especiais. Embarcações que promovem o turismo náutico e partem do cais da Marina também oferecem condições específicas para a “Mais Rio por Menos”. Uma maneira única de saborear a cidade, passeando com segurança pelo o que o Rio tem de melhor, o seu litoral.

O grupo Multiplan também apoia a campanha nos seus shopping centers no Rio de Janeiro e em outros estados onde atua. A ação será divulgada nos espaços de mídia dos empreendimentos, que reúnem mais de 5.800 lojas e recebem 190 milhões de visitas por ano.

No Mercado de Produtores, espaço gastronômico do UpTown Barra, 15 operações, entre restaurantes, bares e delicatéssens, oferecerão descontos de até 29% no período da campanha. É o caso da promoção Chope de Banana + Jack Cheese Bacon (hamburgão de 200g de carne bovina no pão artesanal, queijo prato, bacon, cebola caramelizada, salada e molho raunch) do Banana Jack, de R$ 41,90 por R$ 29,90. Já no bar Cidade Imperial, na compra de um lombinho suíno com batata rosti (R$ 48,00), o cliente ganha uma cerveja Império Gold (600ml).

Na Academia da Cachaça, os turistas de outros estados poderão sentir um pouco o gostinho típico dos cariocas com o Combo Mais Rio por Menos. Criado especialmente para a ocasião, o combo reúne 2 caldinhos de feijão + 2 caipirinhas de limão + 1 feijoada completa para duas pessoas (com carne de charque, costelinha, lombo, paio e linguiça fina, acompanhada de arroz, couve, farofa, laranja e uma dose de ‘melzinho’), por R$160,00. A promoção é válida de 16 a 30 de outubro, mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identidade, para consumo nas filiais da Barra da Tijuca e do Leblon.

A Normandy Tour concederá desconto de 30% nos passeios Rio Essentials e Cariocando. Uma oportunidade de viver essa inesquecível experiência e desfrutar as principais atrações turísticas, através do Transporte Oficial na Cidade Maravilhosa.

As viações 1001, Cometa, Expresso do Sul e Catarinense disponibilizam descontos imperdíveis em viagens para o destino Rio de Janeiro. Os preços promocionais estão disponíveis nos sites das respectivas empresas.

Confira a lista completa com todos os parceiros:

CONCESSIONÁRIAS

  • Fetranspor
  • MetrôRio
  • Orla Rio
  • RIOgaleão
  • Rodoviária do Rio
  • Socicam (Rodoviárias de SP)
  • Supervia
  • VLT

EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS

  • AquaRio
  • Grupo Cataratas
  • Marina da Glória
  • Museu do Flamengo
  • Paineiras
  • Pão de Açúcar
  • Rio Star
  • Transfer Normandy (Trajetos Corcovado e Paineiras)
  • Trem do Corcovado

HOTELARIA

  • Arena Copacabana Hotel
  • Arena Ipanema Hotel
  • Arena Leme Hotel
  • Arosa Hotel
  • Best Western Plus Copacabana
  • Best Western Premier Arpoador
  • Bomtempo Hotel
  • Cliffiside Luxury Inn
  • Copa Sul
  • Fairmont
  • Golden Tulip Macaé
  • Hilton Barra
  • Hilton Copacabana
  • Hotel Bom Tempo Resort
  • Hotel Boutique Urikana
  • Hotel Fazenda Cascatinha
  • Hotel Fazenda Vilarejo
  • Hotel Fazenda Rochedo
  • Ibis Barra da Tijuca
  • Ibis Botafogo
  • Ibis Budget Copacabana
  • Ibis Copacabana Posto 2
  • Ibis Copacabana Posto 5
  • Ibis Nova América
  • Ibis Rio de Janeiro Centro
  • JW Marriott Rio de Janeiro
  • Le Canton
  • Mar Ipanema
  • Mar Palace
  • Mercure Barra da Tijuca
  • Miramar Hotel By Windsor
  • Novotel Santos Dumont
  • Pompeu Rio Hotel
  • Portobello Resort & Safári
  • Pousada Araras
  • Pousada Araras Petrópolis
  • Pousada Arcádia
  • Pousada de Itacoatiara
  • Pousada do Marujo
  • Pousada dos Sonhos
  • Pousada Paraíso Açú
  • Pousada Porto Imperial
  • Ramada Hotel Recreio Shopping
  • Regina Hotel
  • Ritz Copacabana
  • Ritz Leblon
  • Riale Imperial Flamengo
  • Rochedo
  • Santa Teresa
  • Sheraton Grand Rio Hotel & Resort
  • Sol Ipanema
  • Tulip Inn Ipanema
  • Tulip Inn Macaé
  • Vermont Hotel
  • Vogue Square Hotel
  • Windham
  • Windsor Asturias
  • Windsor Barra
  • Windsor California
  • Windsor Excelsior
  • Windsor Florida
  • Windsor Guanabara
  • Windsor Leme
  • Windsor Marapendi
  • Windsor Palace
  • Windsor Plaza

ÔNIBUS INTERESTADUAIS

  • 1001 – Grupo JCA
  • Catarinense – Grupo JCA
  • Cometa – Grupo JCA
  • Expresso do Sul – Grupo JCA
  • Útil – Grupo Guanabara

RESTAURANTES

  • Academia da Cachaça
  • Aprazível
  • Bar do Adão Lapa
  • Beneditos
  • Bota Cucina Italiana
  • Brasileirinho Barra
  • Carmelo Restaurante
  • Cozinha Típica (Casa da Feijoada)
  • Empório Rio
  • Fórmula do Suco
  • Giuseppe Grill Leblon
  • La Pizzateca
  • Olivias Saladas
  • Rildy Cafeteria
  • Saara Café
  • Safari Burguer
  • Uh Lalá
  • Urikana Restaurante
  • Zagga Pizzabar

SHOPPINGS

  • Grupo Aliansce Sonae (RJ)
  • Grupo Multiplan (RJ/ SP/ BH)
  • Shopping Uptown Barra

 

 

Fonte: Hotéis RIO
Foto de capa: Alexandre Macieira | Riotur