Ônibus elétrico fará tour gratuito pelos pontos culturais de Madureira

O ônibus elétrico tem chassi de 13,2 metros e capacidade para 40 passageiros sentados – Beth Santos/Prefeitura do Rio

No Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta sexta-feira (5/11), lançou o programa “Verão Verde”, que levará cariocas e visitantes a realizar um percurso pelos principais pontos turísticos de Madureira, um dos bairros mais culturais da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de ruídos e de gases poluentes. Esse é o primeiro ônibus elétrico a circular na cidade.

O tour terá 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos. Começa no Parque Madureira, na Arena Carioca Fernando Torres. Em seguida, passa por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; Cufa/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano. A cidade do Rio é a primeira no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural.

O primeiro passeio foi feito por alunos da Escola Municipal Ministro Edgard Romero, de Madureira. O tour gratuito será aberto ao público a partir do próximo dia 13 e se dará sempre aos sábados e domingos, com cinco viagens diárias. O circuito do “Verão Verde” em Madureira funcionará até janeiro e é uma parceria das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte.

Presente na celebração, o Prefeito Eduardo Paes informou que a intenção é estender o passeio para outras regiões da Capital Fluminense.

“Esse é um programa que queremos levar para várias áreas da cidade. É muito simbólico começar por Madureira, por toda diversidade de Madureira, por tudo que Madureira significa de produção cultural da cidade, nos ritmos, nos estilos, na culinária. Madureira é um lugar que produz muita coisa interessante. Incrível e que marca a nossa cidade. Mas vamos avançar isso para outras áreas”, disse Eduardo Paes, durante a inauguração do programa.

O coletivo usado no projeto é fabricado pela chinesa BYD e conta com 40 lugares sentados, tem chassi de 13,2 metros e piso alto.

Guiadas Urbanas

O tour será guiado pela equipe da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. A população será recebida por técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.

 

 

Fonte: Diário do Rio