Projeto na Alerj quer liberar o uso de máscara para vacinados

Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Os moradores do Estado do Rio de Janeiro que já tiverem tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 poderão ser liberados do uso de máscara de proteção. É o que propõe o projeto de lei 4.186/21, do deputado Anderson Moraes (PSL), que começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (19/05). A medida é baseada no que acontece nos Estados Unidos há poucos dias.

A Alerj também vai analisar um segundo projeto de lei proposto por Moraes, o PL 4187/21, que revoga as medidas restritivas aos cidadãos integralmente imunizados. De acordo com o texto, os vacinados deverão portar o comprovante das duas doses, de forma impressa ou digital, para apresentar a uma autoridade, caso solicitado.

“Os cidadãos fluminenses estão há um longo período respeitando as normas sanitárias. Nada mais justo que as pessoas devidamente vacinadas possam retornar à normalidade de suas vidas, sem a ingerência do estado com leis que caducam pela força da imunização”, justifica Anderson Moraes, autor dos dois projetos.

De acordo com painel Covid-19 do Ministério da Saúde, até a manhã desta quarta-feira, 1.369.039 pessoas tomaram a segunda dose da vacina no Estado do Rio de Janeiro. Um total de 2.916.588 tomaram a primeira dose.

Fonte: Diário do Rio