Rio de Janeiro receberá a final da Libertadores em 2020

Otavio Leite e Wilson Witzel na sede da Conmebol (Foto: Philippe Lima)

A Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (17) o Maracanã como palco da final da Copa Libertadores da América de 2020. O evento que revelou a sede da final aconteceu na sede da confederação, em Assunção, no Paraguai, e contou com as presenças do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição Alejandro Domínguez, que divulgou, ainda, que a sede da Copa Sul-Americana do ano que vem será na Argentina.

Oito estádios foram candidatos para sediar o evento, sendo seis brasileiros, enquanto mais quatro estavam na briga pela Sul-Americana. Para definir os estádios, a Conmebol avaliou diversos quesitos, como qualidade do gramado e infraestrutura, segurança, facilidade de acesso e aspectos sociais dos entornos. O conselho é formado por 14 pessoas, sendo dois brasileiros.

– Receber essa grande final no Maracanã, que completa 70 anos em 2020, é uma grande alegria. O Rio já foi sede de eventos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Copa América. A cidade está pronta para receber os torcedores para a Libertadores, com infraestrutura hoteleira completa, com 40 mil vagas. Temos uma equipe especial para atender todas as demandas de segurança, com sistema de câmeras de reconhecimento facial ligado ao banco de dados da Polícia Civil, além de infraestrutura completa de mobilidade – explicou o governador, declarou o governador Wilson Witzel .

Já Otavio Leite lembrou que a final será um presente enorme para o Rio de Janeiro e para o Maracanã que completa 70 anos em 2020. “Será uma oportunidade maravilhosa para receber no Rio de Janeiro milhares de pessoas. A ideia é promover um conjunto de eventos em paralelo antes, durante e depois da final. E também um projeto que permita aos visitantes que vierem ao Rio de Janeiro terem a opção de antes ou depois da final conhecerem outros destinos turísticos do Rio. Haverá todo um conjunto de movimentos, de atrações para que essa final seja um instante muito estratégico, muito relevante para o desenvolvimento do nosso turismo”, explica o secretário.

IMPACTO NO TURISMO

A final da Copa Libertadores de 2018, realizada em Madri, no estádio Santiago Bernabéu, trouxe excelentes resultados para a cidade. De acordo com cálculo realizado pela Confederação Empresarial de Madri, o impacto na economia foi de 40 milhões de euros. O evento, segundo a Confederação, é um dos mais vistos do mundo, e seu impacto midiático pode alcançar uma audiência global de mais de 200 milhões de pessoas.

Segundo o estudo de Madri, metade da movimentação financeira foi referente à hospedagem e 25% dos gastos em restaurantes e bares. A Confederação considera que 10% foram relacionados a atividades turísticas e o restante veio de patrocinadores, empresas aéreas e publicidade. A audiência global é algo em torno de 200 milhões de pessoas. A Associação Empresarial Hoteleira de Madri divulgou que 92% dos leitos da cidade ficaram ocupados no fim de semana da final.

Fonte: Mercado&Eventos