Rio figura no top 3 de destinos mais procurados para as férias de julho, revela pesquisa

No dia 21 de junho, começa oficialmente, no Brasil, a temporada de inverno. É nessa mesma estação que acontecem as férias escolares (mês de julho) e quando é, consequentemente, declarado mais um período de alta temporada para viagens no país. Números da Booking.com apontam quais destinos domésticos já estão na mira dos viajantes brasileiros para escapar entre o período de julho e agosto. A informação se refere a buscas realizadas por turistas brasileiros na plataforma nas duas últimas semanas de abril para o período de julho e não necessariamente significam reservas.

A lista revelou um equilíbrio entre destinos para curtir o friozinho e outros para fugir dele. Quem lidera o ranking é a cidade de Campos do Jordão (SP), famosa pelas baixas temperaturas e bastante oportuna para quem deseja degustar bons vinhos e chocolates. O segundo lugar ficou com um destino parecido, uma das localidades apontadas como tendência para viajantes do mundo todo em 2022**: Gramado, no Rio Grande do Sul. Completando o top 3 está o Rio de Janeiro (RJ), ideal para quem foge do clima gelado e quer curtir uma metrópole – e, quem sabe, ainda fugir para a praia.

“Este levantamento, aliado a outras pesquisas e estudos que fazemos para entender o comportamento do viajante brasileiro, endossam nossa percepção de que o turismo vem se recuperando e demanda por viagens domésticas ainda seguirá como uma tendência nos próximos meses. Nós acreditamos em um período de férias de meio de ano bem movimentado, ressalta Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.

Para ilustrar o que o executivo diz, a Booking.com recentemente divulgou que se espera um período de férias entre julho e agosto de muitas viagens, dado que as reservas na plataforma em todo o mundo em abril superavam os 15% comparado a este mesmo período de 2019, antes da pandemia, o que significaria um recorde para esta época do ano.

Outra tendência identificada pela plataforma, além da alta de buscas, é a utilização dos dispositivos móveis no planejamento das viagens. Inclusive, o app da Booking.com atingiu um novo recorde de usuários ativos mensais em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano, mantendo a posição de aplicativo de agências de viagens online (OTAs) mais baixado globalmente, de acordo com uma empresa de pesquisa terceirizada.

Confira abaixo a lista dos dez destinos mais procurados pelos brasileiros na plataforma:
1) Campos do Jordao (SP)

2) Gramado (RS)

3) Rio de Janeiro (RJ)

4) Monte Verde (MG)

5) São Paulo (SP)

6) Porto De Galinhas (PE)

7) Caldas Novas (GO)

8) Maragogi (AL)