Rio recebeu 1,17 mi de turistas durante Jogos Olímpicos; estrangeiros gastaram R$ 424 por dia

Pesquisa divulgada aponta que 95% dos estrangeiros pensam em voltar ao Rio

Boulevard foi o ponto mais visitado pelos turistas estrangeiros. Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Os Jogos Olímpicos movimentaram o turismo do Rio de Janeiro e trouxeram 1,17 milhão de visitantes à Cidade Maravilhosa. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23), pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo o balanço, cerca de 410 mil turistas vieram de outros países e gastaram em média R$ 424,62 por dia na cidade. A taxa de ocupação hoteleira foi de 94% durante os jogos.

De acordo com os dados, 17% dos turistas estrangeiros vieram dos Estados Unidos, 12% da Argentina e 7% da Alemanha. Já os turistas nacionais, cerca de 760 mil, vieram a maior parte de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%) e gastaram em média R$ 310, 42 por dia.

O prefeito também divulgou os números do comércio, que tiveram aumento devido ao grande volume de turistas na cidade. Na zona sul, bares e restaurantes tiveram aumento de 70% no movimento. Já na Barra, centro e zona norte, o movimento cresceu 30%. Se destacar apenas a região da Tijuca, onde fica o estádio do Maracanã, na zona norte, o aumento foi de 45%. Na zona oeste houve acréscimo de 20% no movimento.

Segundo Paes, pesquisa da Cesgranrio feita com turistas estrangeiros apontou os pontos positivos da cidade durante as Olimpíadas. Dos entrevistados, 30% acharam que o melhor foram os pontos de atendimento ao turista e 24% elogiaram o transporte público. As atrações mais visitadas por eles foram o Boulevard Olímpico (40%), o Corcovado (30%) e as praias (20%).

A pesquisa foi feita com 1.300 estrangeiros, e desse total, 95% disseram que gostariam de voltar ao Rio.

Os boulevares olímpicos (Porto Maravilha, Parque Madureira e Campo Grande) receberam 4 milhões de visitantes. Mais de 900 artistas de rua atuaram nesses locais. Os visitantes deram a nota 8,8 a essas instalações, sendo a limpeza e a sensação de segurança os quesitos mais bem avaliados.

Ao citar o legado para a cidade, Paes não esqueceu do crescimento da rede hoteleira e comemorou taxa de ocupação de 94% durante os Jogos — o dobro ante o período pré-olímpico.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, atribuiu a boa avaliação do público estrangeiro à receptividade da população carioca.

— Os turistas conseguiram enxergar o principal capital do Estado brasileiro, que é a gente. A população do Rio de Janeiro saiu-se bem. Mostrou que o Rio traduz bem o que é o Brasil.

Fonte: R7