Secretário Otavio Leite abre encontro de perspectivas para alavancar o turismo

Uma das propostas é a criação do “hackatur”, um hackathon para promover os destinos do Estado

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite, fez a abertura do encontro “Investe Turismo – Perspectivas para Alavancar o Turismo”, promovido na manhã desta terça-feira (7/5), no auditório do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Centro do Rio. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur para discutir ações que possam promover o turismo brasileiro.

“É preciso identificar o que é possível ser feito para a promoção do turismo. Queremos encontrar ideias para a divulgação dos nossos destinos, utilizando as ferramentas digitais, que estão em alta no momento”, ressaltou Otavio Leite no discurso de abertura.

Na ocasião, o diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Philippe Campelo, ministrou a palestra “O Turismo e os Desafios para o Mercado – O Potencial do Desenvolvimento do Rio de Janeiro”, a qual apontou experiências internacionais de sucesso para atração turística.

No encontro, o secretário Otavio Leite reuniu-se ainda com representantes do segmento para pensar e discutir ações que invistam na qualificação, na divulgação e na promoção de um produto turístico que auxilie na visibilidade das iniciativas turísticas.

“De nada adianta se as pessoas não souberem destes atrativos turísticos. Iniciativas como este encontro são bem-vindas e a Secretaria apoia inteiramente. Estamos imersos no mundo digital e é preciso seguir nessa direção. A ideia é organizar um hackaTur (‘hackathon’ de turismo) com aceleração e com incubação, para que startups que usam essas ferramentas do século XXI, possam contribuir com a elaboração e conceituação de aplicativos que permitam algoritmos que acelerem a divulgação dos destinos do Rio de Janeiro”, conclui o secretário.

Fonte: Ascom Setur/TurisRio
Foto: Flávio Cabral