Turismo leva serviços no Rio de Janeiro a crescer acima da média nacional

Rooftop do Hotel Fasano Rio (foto de Tomás Rangel, divulgação)

Com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de setembro de 2023, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) analisa que o setor de serviços no Rio de Janeiro foi destaque no resultado nacional, tanto no Geral quanto no Turismo.

O volume geral de serviços no estado avançou 1,9% em setembro frente ao mês anterior. No comparativo com setembro de 2022, o avanço no volume foi de 5,5%. Com o resultado, o setor de serviços acumulou alta de 5,2% em 2023 e de 5,8% nos últimos 12 meses.

Na média nacional, o setor de serviços acumula alta de 3,4% no ano frente ao mesmo período de 2022. O acumulado dos últimos 12 meses é de 4,4%.

As variações positivas de serviços no Rio de Janeiro foram observadas em quatro atividades: serviços prestados às famílias (19,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (13,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,2%) e outros serviços (4,1%).

O Rio de Janeiro foi o principal contribuinte para o resultado positivo do setor de serviços de turismo em setembro. O índice variou 9,7% se comparado a agosto e 23,2% na comparação com setembro de 2022. Com isso, o estado acumula alta de 10,9% nos últimos 12 meses e de 11,8% no ano.

“Com o advento das comemorações de final de ano e a chegada das férias escolares, espera-se uma busca maior por serviços de turismo e de transporte das compras realizadas nas promoções para o Natal”, conclui o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

De acordo com a PMS do IBGE, em setembro, o índice de atividades turísticas apontou nacionalmente expansão de 1,5% frente a agosto, após ter mostrado queda de 1,4%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 6,1% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,4% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Regionalmente, apenas cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. A contribuição positiva mais relevante ficou com Rio de Janeiro (9,7%), seguido por Minas Gerais (2,1%) e Santa Catarina (6,2%). Em sentido oposto, Ceará (-1,7%), Rio Grande do Sul (-0,6%) e Distrito Federal (-0,7%) assinalaram os principais recuos em termos regionais.

Na comparação setembro de 2023 / setembro de 2022, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 6,4%, sua 30ª taxa positiva seguida. Nove das 12 Unidades da Federação (UFs) onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para Rio de Janeiro (23,2%), seguido por Minas Gerais (17,1%), Bahia (17,1%) e Paraná (13,4%). Em contrapartida, Pernambuco (-4,6%), Ceará (-6,9%) e Distrito Federal (-2,8%) exerceram os principais impactos negativos do mês.

No acumulado até setembro de 2023, o agregado especial de atividades turísticas subiu 7,9% frente a igual período de 2022. Regionalmente, todos os 12 locais investigados também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de São Paulo (6,3%), seguido por Rio de Janeiro (11,8%), Minas Gerais (17,5%), Bahia (13,9%) e Paraná (12,9%).

Creditos: Monitor Mercantil