Após 23 anos de ausência, Ópera de Paris volta ao RJ com concertos masterclasses

Theatro Municipal do Rio de Janeiro/ Foto: reprodução

 

Após 23 anos de ausência, a Ópera de Paris desembarca no Rio de Janeiro, com uma programação que reúne apresentações inéditas e ações formativas na Temporada França-Brasil. A primeira apresentação da maior casa lírica francesa, e uma das mais importantes do mundo, será no dia 26 de setembro no Teatro Firjan SESI, na Avenida Graça Aranha, 1, Centro da cidade.

O recital de estreia “Mélodies françaises, Melodias brasileiras” reúne obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Reynaldo Hahn, Francis Poulenc, entre outros artistas consagrados no Brasil e na França, para a celebração de 200 anos de relações entre os dois países. O concerto, aclamado na Opéra Bastille, em Paris, promete ser um grande momento da música clássica em 2025.

A cada temporada, a Academia da Ópera de Paris recebe como residentes jovens artistas de diferentes nacionalidades, com o objetivo de lapidá-los técnica e artisticamente. A temporada 2025/2026 conta com mais de 30 residentes, entre os quais estão os brasileiros Lorena Pires e Luis Felipe Sousa. O elenco internacional da temporada conta com nomes, como: Amandine Portelli (França), Antoine Dutaillis (França), Bergsvein Toverud (Estados Unidos e Noruega), Clemens Frank (Áustria), Daria Akulova (Ucrânia), Isobel Anthony (Estados Unidos) e Sima Ouahman (França). Juntam-se a eles o pianista Ramon Theobald e a cantora Juliana Kreling, artistas brasileiros convidados, para o concerto “Mélodies françaises, Melodias brasileiras”.

A diretora da Academia, Myriam Mazouzi, ressalta o caráter intercultural da formação técnica oferecida pelo programa. Ela ressalta ainda que os espetáculos apresentados no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba serão grandes manifestações dos talentos dos músicos lapidados:

“A Academia da Ópera de Paris tem como compromisso acompanhar o desenvolvimento de jovens artistas de todo o mundo selecionados por seu talento. Nosso programa de residência é concebido como um diálogo entre culturas, e os concertos que apresentaremos no Brasil são um reflexo disso”, afirma Myriam Mazouzi.

No dia 11 de outubro, o Rio de Janeiro recebe “Bizet e seus Contemporâneos”, recital em homenagem aos 150 anos da morte do prestigiado compositor francês. A apresentação será única e no Theatro Municipal, sob a regência de Felipe Prazeres, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e maestro associado da Orquestra Petrobras Sinfônica.

A relação entre a Ópera de Paris e o Brasil tem se consolidado ao longo dos anos, por meio da presença crescente de cantores, bailarinos e músicos formados no Brasil nas produções da instituição. Os artistas vem ocupando espaços cada vez mais importantes na Escola de Dança, na Academia e no Corpo de Baile da Ópera. Desde 1985, as Temporadas Cruzadas promovem o intercâmbio artístico entre a França e diversos países. Este ano, Brasil e França se reencontram vinte anos despois da primeira Temporada Brasileira na França: “Brasil, Brasis”.

Formação

Reafirmando o seu compromisso com a formação de novos talentos, a Academia da Ópera de Paris vai oferecer cerca de 40 masterclasses para jovens artistas em início de carreira, com foco em violino, violoncelo e dança. No Rio de Janeiro, as formações são resultado de uma parceria entre a Ópera de Paris com a Escola Petite Danse e a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.

As atividades serão conduzidas por dois solistas da Orquestra da Ópera de Paris: a violinista Cécile Tête e o violoncelista Cyrille Lacrouts, além dos bailarinos étoile do Ballet da Ópera de Paris Alice Renavand e Stéphane Bullion, também professor da Escola de Dança da Ópera Nacional de Paris.

SERVIÇO:

“Mélodies françaises, Melodias brasileiras”

Rio de Janeiro

Data: 26/09

Local: Teatro Firjan SESI Centro – Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro

São Paulo

Data: 28/09

Local: Theatro São Pedro – R. Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo

Vendas abertas no site.

“Bizet e seus Contemporâneos”

São Paulo

Datas: 3 e 4/10

Local: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo

Vendas abertas no site.

Curitiba

Data: 8 de outubro

Local: Centro Cultural Teatro Guaíra – R. XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Rio de Janeiro

Data: 11/10

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro

 

 

Fonte: Diário do Rio