Rio de Janeiro recebe a Árvore do Rio Petrobras

Após dois anos de ausência, o ícone do Natal carioca retorna com novo nome para devolver o brilho à cidade

Um dos eventos mais aguardados por cariocas e turistas está de volta para devolver o brilho à cidade. A Árvore do Rio Petrobras será acesa no sábado, 1º de dezembro, às 21h, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O retorno deste símbolo não foi por acaso: ao promover o renascimento da Árvore, os Postos Petrobras propõem um novo caminho para a cidade, repleto de prosperidade, união e paz. A Árvore do Rio será iluminada na sua primeira noite acompanhada de um espetáculo de fogos de artifício de 7 minutos.

Para Roberto Medina, idealizador da Árvore do Rio Petrobras e fundador do Grupo Artplan, o retorno significa um ressurgimento do orgulho de ser carioca. “O Rio é uma cidade que nasceu para brilhar, e ficou mais triste nesse tempo sem a Árvore. Estou muito satisfeito com a volta desta ilustre moradora da cidade. Espero que ela simbolize um novo tempo, marcado por renovação, prosperidade e paz”, diz Medina.

Terceiro maior evento anual da cidade em público, atrás apenas do Carnaval e do Réveillon, e inserida no calendário oficial do estado, a Árvore do Rio Petrobras é referência internacional de Natal, atraindo a atenção de milhares de pessoas de todos os cantos do Rio, do país e até mesmo do exterior.

“O nosso combustível, a nossa energia, que move a gente, agora vai iluminar as noites da Lagoa. Ao trazermos de volta a Árvore para o Rio, estamos dando a nossa contribuição para que todos sigam em frente rumo a grandes conquistas”, resume o presidente da Petrobras Distribuidora, Ivan de Sá.

Durante a inauguração, a expectativa é que cerca de 200 mil pessoas passem pela Lagoa Rodrigo de Freitas para ver a Árvore do Rio Petrobras que, com 70 metros de altura, equivale a um edifício de 24 andares. A Árvore do Rio Petrobras iluminará a Lagoa Rodrigo de Freitas até o dia 6 de janeiro.

A montagem de um símbolo carioca

Assinada pelo cenógrafo Abel Gomes, a Árvore do Rio Petrobras é composta por 900 mil lâmpadas de LED, que proporcionarão 8 fases cenográficas. O espetáculo de luzes e cores espalhará tons de verde e amarelo pela Lagoa.

A megaestrutura da árvore começou a ser montada em outubro em uma balsa com 11 flutuadores, que somam 900 metros quadrados de superfície. Cerca de 1200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas estão envolvidos no projeto de construção.

“A cada ano, a Árvore incorpora e integra recursos tecnológicos de última geração, nos campos das técnicas construtivas, navegabilidade, eficiência energética e muito mais. São avançadas tecnologias à serviço da expressão poética e da mensagem transformadora do Natal”, descreve Nelson Drucker, presidente da Backstage, que coordena a montagem da estrutura.

“A Árvore do Rio Petrobras é uma atração incrível, que atrai pessoas de todos os lugares. Queremos deixar a experiência de visitar a Lagoa ainda mais inesquecível. Certamente, o Natal e a cidade vão brilhar ainda mais”, aposta Duda Magalhães, presidente da Dream Factory.

Desde setembro, a Árvore do Rio faz parte do calendário oficial do estado. O decreto que oficializou a decisão ressalta que o projeto atrai um grande número de moradores e turistas para o local, gera desenvolvimento econômico e oportunidades de empregos no Rio de Janeiro.

A Árvore do Rio Petrobras é um projeto da Dream Factory em sociedade com a Backstage. Conta com patrocínio da Petrobras Distribuidora, e apoio da 99 e TIM. ClearChannel, Eletromídia, Extra e O Globo são os parceiros de mídia. O projeto tem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de fazer parte do calendário Rio de Janeiro a Janeiro.

 

Fonte: Sopa Cultural
Foto: Reprodução